domingo, 24 de março de 2013

Seis Filmes

Nossa infância foi marcada pelos contos de fadas como Branca de Neve, A Bela Adormecida, Cinderela, Alice no País das Maravilhas, entre tantas outras. E nos últimos anos, essas histórias foram usadas no cinema em novas versões, recriando todo esse mundo de fantasia.
É sobre esses filmes que vou falar aqui, começando com três que foram inspirados nos contos dos irmãos Grimm.

A Garota da Capa Vermelha

Baseado no conto da Chapeuzinho Vermelho, a história se passa na Idade Média, no vilarejo de Daggerhorn. Valerie, interpretada por Amanda Seyfried, tem um casamento arranjado com Henry (Max Irons), filho de uma família rica, mas ela é apaixonada por Peter (Shiloh Fernandes), um lenhador que foi seu amigo de infância. Eles planejavam fugir, mas uma morte volta a aterrorizar a vila com a lenda do lobo.
O padre Solomon (Gary Oldman) é chamado para ajudar a capturar a fera, e alerta que o lobisomem pode ser qualquer um dos moradores. E o que fazer quando o mal pode estar em alguém próximo a você?
Uma versão mais sombria do conto que alertava as jovens ingênuas dos perigos, como andar sozinha por uma floresta, e cair na lábia de um lobo que pode parecer gentil, educado, mas no fim atacam suas vítimas.

Tem também o livro, escrito por Sarah Blakley-Cartwright e David Leslie Johnson e ficou na lista de mais vendidos do The New York Times. David foi roteirista do filme.
Leonardo DiCaprio foi um dos produtores e Catherine Hardwicke a diretora. Sarah e Catherine são amigas desde os 13 anos de idade.
No site da editora iD dá pra ler o primeiro capítulo e também um capítulo bônus. Muito legal. :)
Link do trailer: https://www.youtube.com/watch?v=PnbZ234jURA


Branca de Neve e o Caçador 

Aquela princesa meiga, romântica, que espera seu príncipe, conversa com os animaizinhos, não existe mais. Essa Branca de Neve perdeu o pai quando ele se casou cego de amor com Ravenna (Charlize Theron), que junto ao irmão tinha planos de conquistar o reino, obcecada em viver eternamente bela e jovem. E foi mantida presa numa masmorra desde então, até crescer, linda. É aí que o espelho revela à rainha que existe uma mulher mais bela e que pode tomar o reino de volta. Quando a rainha manda buscá-la, Branca de Neve consegue fugir. Então, ela manda um caçador atrás dela, prometendo trazer a esposa dele de volta à vida. Mas ele acaba ficando do lado de Branca de Neve, e os dois também encontram apoio de sete anões mineiros e dos seres da floresta.
As cenas da florsta são lindas, o cenário do castelo, das batalhas, todas ótimas.
Ao contrário do conto, essa princesa é guerreira, luta pra derrotar a rainha e reconquistar o reino que é seu por direito. Não espera o príncipe pra tirá-la dali.
Aqui link do trailer: https://www.youtube.com/watch?v=zeaFgcEKa04

E esse é um vídeo dos bastidores com Chris Hemsworth, o caçador, e Sam Spruell, irmão da rainha, numa das cenas de luta.

Há planos para uma sequência do filme, com a história focada no caçador. Vamos torcer pra que façam mesmo. :)
E ouçam a maravilhosa música tema do filme, do Florence + the Machine  \o/


 João e Maria: Caçadores de Bruxas

Na época da Idade Média, em que as famílias passavam muitas dificuldades como fome, frio, era comum que alguns matassem suas crianças, abandonadas nas florestas. 
Essa é a história de João e Maria, que depois de serem deixados na floresta pelo pai, por ideia da madrasta, encontram uma casa feita de doces. Daí eles são pegos pela dona da casa, uma bruxa, que os alimentava para depois matá-los e comê-los. Mas as espertas crianças um dia conseguem enganar a bruxa, e a jogam dentro do próprio forno. Quando eles saem de volta na floresta, são encontrados pelo pai, e eles voltam pra casa levando comida suficiente por um bom tempo. A madrasta também havia morrido, seria ela e a bruxa a mesma pessoa?? 
O filme é uma história de João e Maria já adultos. Depois de terem sofrido nas mãos da bruxa, eles se tornam caçadores delas. Mas a coisa fica feia, um mal muito pior aparece e eles são chamados pra acabar com o mistério A terrível Bruxa Negra, que também quer destruir a vida dos caçadores.
O filme foi o mais visto no Brasil no final de semana de sua estreia, arrecadando cerca de R$ 8,5 milhões. 

Em junho de 2012, a Disney anunciou que começaram as filmagens do filme Maleficent
Uma versão de A Bela Adormecida, que vai contar a história da Malévola, uma das fadas que não foi convidada para a festa de batizado da princesa porque o rei só tinha 12 pratos de ouro. Então para se vingar, ela lançou uma maldição sobre a princesa, de que aos 16 anos ela iria espetar o dedo num fuso (um tipo de máquina de fiar) e morreria. Mas outra fada suavizou essa maldição num sono profundo de 100 anos e então seria despertada pelo beijo de um príncipe. Todos os outros seres do castelo adormeceram junto. O reino se tornou sombrio, e uma floresta de espinhos cresceu em torno do castelo. Só um príncipe valente o suficiente conseguiu entrar.
Angelina Jolie estará no papel da Malévola. Veja o pôster.

O filme deve estrear em março de 2014.

Deixando os contos dos irmãos Grimm, Em Busca da Terra do Nunca conta a história do autor de peças teatrais J.M. Barrie. Ele estava em dificuldades, suas peças não eram bem sucedidas. Até que ele conheceu Sylvia Llewelyn Davies e seus quatro filhos e começam uma grande amizade. Inventando brincadeiras, sempre usando a imaginação, piratas, sereias, caubóis, fadas e outras criaturas mágicas, fazendo assim com que eles esqueçam a dor da perda do pai e o temperamento possessivo de sua avó, Emma.
É aí que ele cria sua obra prima, a história de Peter Pan, conhecida e adorada até hoje.


Se quando criança você assistiu e não ficou esperando e torcendo pra um dia ele vir te buscar, te ensinar a voar, ou querer ser a Sininho, reveja sua infância!!

Em 2004 também saiu o filme de Peter Pan.


 Alice no País das Maravilhas

Filme de 2010 dirigido por Tim Burton, com Johnny Depp, Helena Bonham Carter e Anne Hathaway, baseado no clássico Alice no País das Maravilhas, escrito por Lewis Carroll em 1865.
Nessa versão Alice luta no lado da Rainha Branca contra a Rainha Vermelha, ou Rainha de Copas. E tem que matar o Jaguardarte, um dragão enorme.

Uma das interpretações diz que a história representa a adolescência, com uma entrada súbita e inesperada (a queda na toca do coelho, iniciando a aventura), além das diversas mudanças de tamanho e a confusão que isso causa em Alice, ao ponto de ela dizer que não sabe mais quem é após tantas transformações (o que se identifica com a psicologia adolescente).
Lewis Carroll foi professor de matemática, e na obra se percebem muitas referências e conceitos matemáticos.
Como no capítulo 2, No Lago das Lágrimas, Alice tenta fazer multiplicações, mas acaba por produzir uns resultados estranhos: "Deixa-me cá ver: quatro vezes cinco são doze, e quatro vezes seis são treze, e quatro vezes sete são... Oh, meu Deus!Por este andar nunca mais chego aos vinte!." -  É assim exposto a representação de números utilizando bases diferentes e sistemas numerais posicionais (4 x 5 = 12 na base 18 notação; 4 x 6 = 13 na base 21 notação; 7 x 4 poderiam ser 14 na base 24 notação, seguindo a sequência).
No capítulo 7, O Chá dos Loucos, a Lebre de Março, o Chapeleiro Louco e o Arganaz dão vários exemplos em que o valor de uma frase X não é o mesmo que o valor do inverso de X (por exemplo, Não é nada a mesma coisa!(...)Ora, nesse caso também podias dizer que "Vejo o que como" é a mesma coisa que "Como o que vejo"!); No ramo da lógica e da matemática este conceito é uma relação inversa.
Curioso, né, hahaha.

Nos primeiros 28 dias de exibição, arrecadou mais de US $300 milhões em bilheteria, tornando-se o 12º filme, e o segundo em 3D, a alcançar essa arrecadação em menos de um mês de exibição.

E esse ano saiu Oz, Mágico e Poderoso, com James Franco, Mila Kunis e Michelle Williams.

É uma história de antes de O Mágico de Oz.
Na série, o Mágico é apresentado como um velho artista de circo, que tinha sido um mágico ilusionista, que é levado num balão desgovernado para Oz. Ali chegando, para proteger-se das bruxas, finge ser um poderoso feiticeiro e cria, mediante muitos truques, o mito de que é verdadeiramente um bruxo.
Procurado por Dorothy Gale, é revelado seu segredo. Após ela ter derrotado as duas bruxas más, o Mágico tenta regressar ao mundo real com ela, construindo um novo balão.
Já faturou US$ 42,2 milhões nos cinemas dos Estados Unidos e Canadá.

Gostaram?
Deixe seus comentários.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário