segunda-feira, 22 de abril de 2013

Homem de Ferro

Dia 26 de abril estreia Homem de Ferro 3 nos cinemas, que inclusive é antes dos Estados Unidos, marcada para 3 de maio.  
Esse ano se completam 50 anos do herói.

Foi criado em 1963 por Stan Lee, e tem relação com o período da Guerra Fria e o confronto no Vietnã.
Tony Stark, herdeiro da fortuna e das Indústrias Stark fundada por seu pai, que fabrica armamentos militares. É um bilionário e playboy, mas cientista, PhD em física e engenharia elétrica.
Numa visita ao Vietnã para um teste de campo de um equipamento militar, ele sofre um ataque e a explosão deixou estilhaços alojados em seu coração. Os vietcongues o aprisionaram junto com o professor Ho Yinsen. Eles foram obrigados a desenvolver uma arma mais poderosa, mas ao invés disso, Stark contou com sua ajuda para construir um equipamento com um gerador de campo magnético que iria proteger seu coração dos estilhaços. Para impedir que entrassem na sala e interrompessem a construção, o professor tentou distrair os vietnamistas, mas acabou morto. Deu tempo de Stark enfrentar os guerrilheiros e fugir. Aí ele retorna aos EUA com ajuda da Marinha americana, e começa a agir como super-herói.
No primeiro filme, eles adaptaram a história para o conflito no Afeganistão, e ele é capturado por um grupo terrorista. 

O Homem de Ferro surgiu na edição 39 da revista Tales of Suspense, em março de 1963.

Ele vai aperfeiçoando sua armadura, e adota as cores vermelho e dourado. 
Na edição 45 entram os personagens Harold Happy Hogan, que é seu motorista, e a secretária Virginia Pepper Potts. Ele foi o primeiro a descobrir a identidade do herói.
Os apelidos, Happy é porque ele nunca sorria, era boxeador. E Pepper (pimentinha) porque ela tem sardas no rosto e por seu temperamento forte.
Em uma das aventuras, Happy Hogan se tornou o Freak, uma criatura grotesca, por ter sofrido exposição de raio de cobalto numa tentativa de cura, pois ele estava doente. Também perdeu a memória por vários meses.
Eles formam um triângulo amoroso, Pepper e Happy foram casados por um tempo.

Tony usava a placa peitoral da armadura para permanecer vivo e isso o manteve distante da secretária. Houve idas e vindas, onde ela saiu e voltou ao emprego, mas sempre estiveram juntos. 

Virginia "Pepper" Potts
Harold "Happy" Hogan
No mesmo mês dessa edição, foi lançada a HQ de The Avengers. Loki, o meio irmão de Thor, traçou uma vingança contra ele, atraindo o Hulk para concretizar seu plano. Ele enviou um pedido de socorro para Thor, que foi recebido pelo Homem-Formiga, a Vespa e o Homem de Ferro. Após derrotarem Loki, o Homem-Formiga conclui que os cinco trabalharam bem juntos e sugeriu que eles formassem uma força conjunta. A Vespa nomeou o grupo e assim nasceram Os Vingadores. Isso tem um efeito muito forte na história de Tony Stark. Em The Avengers #4, de março de 1964, ele estava presente quando os Vingadores resgatam o corpo congelado do Capitão América. Os dois tiveram conflitos; enquanto o Capitão América sempre lutou por valores mais nobres, Stark defendia interesses pessoais, até governamentais. 
Os dois representam figuras conforme a época em que atuaram. O Capitão era um anti-nazistas e o Homem de Ferro tinha a imagem de anti-comunista, confrontando vilões como Dínamo EscarlateBárbaro VermelhoHomem de Titânio, o Mandarim que tinham essa tendência política.

Continuou em Tales of Suspense até seu último númeroa #99, em março de 1968 quando o título mudou de nome para Captain AmericaEssa nova revista iniciou na edição 100. 

Em 1968 o Homem de Ferro teve sua própria revista, a The Invencible Iron Man.
O vilão Obadiah Stane, (que aparece no primeiro filme) também renomado na indústria de armas, tinha planos de formar uma organização poderosa que até tirasse alguns chefes de estado do poder. Tony Stark veio impedir e isso começou a rivalidade dos dois. Stane colocou uma série de espiões industriais para atuar dentro da Stark Internacional, conseguiram tomar diversos contratos de fornecimento de armas, realizaram diversos ataques contra os aliados de Stark. Isso levou o Homem de Ferro a falência e retomou o alcoolismo. Depois ele se recuperou e abriu uma nova companhia, que depois se chamaria Stark Enterprises. No confronto Stane usou sua armadura do Monge de Ferro, e quem saiu vitorioso foi o Homem de Ferro. 

Nesse terceiro filme, a história é baseada no arco Extremis dos quadrinhos.
Há um projeto de supersoldados chamado Extremis, que pode gerar muita força, velocidade, maior poder de cura, etc, e foi parar na mão de terroristas e precisa ser recuperado.
O Homem de Ferro luta contra o Mallen, que é um desses terroristas e recebeu o vírus do Extremis. Quando o herói fica muito ferido, ele aceita ter o vírus Extremis injetado em seu organismo, e isso traz grandes benefícios. Ele pode controlar não só a armadura, como qualquer tecnologia. Aí ele derrota o Mallen, e descobre que foi a própria médica que o ajudou que forneceu o Extremis aos terroristas.

A mudança no filme é que o vilão será o Mandarim.
Ele usou seus conhecimentos tecnológicos para planejar seus esquemas de dominação. Em um dos primeiros, ele tentou sabotar e roubar os mísseis construídos por Tony Stark. O Homem de Ferro foi até a China e os dois tiveram o primeiro de muitos embates. O vilão chegou até a tentar usar o Hulk contra o herói, sem ter sucesso. As batalhas são sempre acirradas, mas ele não consegue derrotar definitivamente o Homem de Ferro, que também nunca consegue entregar o vilão à justiça.
Além de enfrentar o Homem de Ferro ele já sequestrou Happy Hogan, combateu o Hulk ao lado do Homem-Areia, fez parte dos Mestres do Terror, inimigo dos Vingadores. Chegou até a enfrentar os X-Men.


"Homem de Ferro 3 coloca Tony Stark contra um inimigo sem limites. Quando tem sua vida pessoal destruída, ele embarca em uma angustiante busca pelo responsável. Nessa jornada, a cada nova etapa, sua coragem será testada. Sem saída, Stark precisa sobreviver com seus próprios recursos, confiando na sua engenhosidade e instintos para proteger as pessoas próximas a ele. No contra-ataque, descobre a resposta para a pergunta que secretamente o atormentava: o homem faz a armadura ou a armadura faz o homem?"

Veja o trailer:

Uma equipe de paraquedistas precisou realizar 630 saltos ao longo de dez dias para a cena em que as pessoas caem do avião e o Homem de Ferro tenta salvá-las.

Tem também uma revista chamada Homem de Ferro & Thor, lançada em 2011. No começo era O Invencível Homem de Ferro, e a partir da edição 9 mudou de nome, mantendo a numeração original. 
Essas foram as capas de estreia. A revista é única, mas as histórias são paralelas e continua as séries originais do Invencível Homem de Ferro e Thor.

Ainda teremos muito mais com a continuação de Os Vingadores, que devem começar a gravar no começo de 2014, e talvez um quarto filme do Homem de Ferro. Além de Thor 2, Capitão América 2. E em julho tem Homem de Aço e Wolverine - Imortal nos cinemas.

Olha que demais esse mouse que a Marvel lançou, em parceria com a E-blue 

É wireless, e superlimitado, claro. 

Gostaram? Conhecem alguma outra história do Homem de Ferro que eu não falei aqui?
Deixe comentários. 
(:

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário