segunda-feira, 22 de julho de 2013

Jogos Vorazes

Jogos Vorazes é uma série literária de Suzanne Collins. Foi publicada nos Estados Unidos em 2008 e chegou ao Brasil em 2010, pela Editora Rocco. Em Chamas e A Esperança vieram em 2011, completando a trilogia.
Já vendeu mais de 23 milhões de cópias em todo o mundo, traduzido para 26 idiomas diferentes e com os direitos vendidos para 38 países.


















The Hunger Games se passa em uma nação chamada Panem, após a destruição da América do Norte. Panem é formada pela Capital, que é rodeada por doze distritos mais pobres, definidos por uma sequência numérica que vai de 1 a 12. Antes havia um 13º distrito, que foi eliminado pela Capital nos chamados Dias Escuros por terem se rebelado. Para lembrar as pessoas do seu poder, a Capital criou os Jogos Vorazes, uma competição anual que é transmitida ao vivo pela televisão para toda a população. Durante a celebração do Dia da Colheita, são selecionados por sorteio uma garota e um garoto entre doze e dezoito anos de cada distrito. Os tributos, como são chamados, vão para uma enorme arena controlada pela Capital, onde precisam lutar até a morte contra armadilhas, perigos, para que no fim reste apenas um sobrevivente.
Katniss Everdeen tem dezesseis anos e mora no Distrito 12 com a mãe e a irmã Prim, quatro anos mais nova. Esse distrito fica em uma região rica em carvão. Katniss perdeu o pai em uma explosão numa mina quando tinha onze anos. Ela sustenta sua família caçando ilegalmente na floresta, junto com seu melhor amigo Gale Hawthorne que também perdeu o pai na mesma explosão. No dia da colheita, sua irmãzinha é selecionada para participar dos Jogos, mas ela se oferece para ir em seu lugar. O outro tributo do Distrito 12 é Peeta Mellark, filho de um padeiro, que tem a mesma idade de Katniss e estuda na mesma escola que ela. Apesar de não ter muito contato com Peeta, a garota sente que lhe deve algo por ele ter ajudado quando sua família estava faminta, após a morte do pai.
Depois de selecionados, Katniss e Peeta são levados para a Capital, onde se encontram com os outros tributos. Eles têm como mentor Haymitch Abernathy, o único do Distrito 12 ainda vivo que venceu os Jogos no passado, e agora é alcoólatra. Katniss conhece Cinna, o estilista responsável por sua aparência nas apresentações em público, que são importantes para ajudar a ganhar patrocinadores - que pagam para que o tributo receba ajuda, como mantimentos e remédios, quando estiver na arena. Ao longo dos dias na Capital, Katniss e Peeta ganham uma transformação em suas aparências, são treinados e fazem apresentações em público. 
Até onde cada um estará disposto a ir para vencer os jogos?
Até onde vai a opressão do governo, a submissão e sofrimento do povo de Panem?
São questões abordadas nos livros.

Em 2012 veio o filme, com Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Elizabeth Banks, Stanley Tucci, e outros.

Arrecadou US$211,8 milhões nas bilheterias no primeiro final de semana, chegando a US$ 700 milhões pelo mundo todo. Foi o filme mais caro produzido pela Lionsgate até então.
Jennifer Lawrence já ganhou o Oscar como Melhor Atriz pelo filme O Lado Bom da Vida.
Liam Hemsworth, irmão do Thor Chris Hemsworth, fez A Última Música.
O Josh Hutcherson atuou em Minhas Mães e Meu Pai e está cotado para trabalhar com Logan Lerman no  filme de comédia “The Bluff”.
Elizabeth Banks foi a secretária Betty Brant nos três filmes do Homem-Aranha, fez Prenda-me Se For Capaz, Três Vezes Amor, com Ryan Reynolds, e O Que Esperar Quando Você Está Esperando.

Dia 22 de novembro estreia a continuação, Em Chamas.
Veja o trailer:


O diretor Gary Ross foi substituído por Francis Lawrence, o mesmo de Eu Sou a Lenda e do Água para Elefantes. Ele também vai dirigir os próximos dois títulos da saga.
"A esperança – Parte 1" tem previsão de chegar aos cinemas em 21 de novembro de 2014, e "A esperança – Parte 2" estreará em 20 de novembro de 2015.

Já leu os livros?
Gostou do filme?
O que espera de Em Chamas?
:)

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário