quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Ciclo de atividades no Campus Sorocaba da UFSCar relembra os 100 anos da Primeira Guerra Mundial


Programação gratuita e aberta a todos os interessados prevê palestras, mesas de debates e exibição de documentários

Entre os dias 8 e 11 de setembro, o Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza o evento "1914-2014: Cem Anos da Primeira Grande Guerra Mundial". O objetivo é relembrar a data do início das hostilidades que culminaram em um conflito de proporções mundiais. Trata-se de uma iniciativa do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH) da UFSCar, através do Núcleo de Humanidades. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 8 de setembro. Todos os participantes receberam certificado. 

A programação do evento será composta por palestrantes convidados e mesas de debates, além da exibição de documentários com imagens da época. A socióloga e pesquisadora da USP, Cila Lima, por exemplo, abordará o tema "Primeira Guerra Mundial: questões muçulmanas implicadas no conflito". Já a professora Mônica Caron, do DGTH, ministrará palestra sobre a produção literária relacionada à Primeira Guerra Mundial. O site do evento disponibilizará, em breve, a programação completa da atividade e atualmente mantém um acervo de imagens, textos e links relacionados à Primeira Guerra Mundial. 

A coordenadora do evento, professora Rita de Cássia Lana, do DGTH, explica que a data escolhida para a realização do ciclo de atividades "relembra a ocorrência da Batalha de Marne (de 5 a 12 de setembro de 1914), na França, considerada por diversos especialistas em história militar como uma das mais relevantes e sangrentas do conflito". A professora ainda ressalta relevância de se discutir a Primeira Guerra mesmo 100 anos após o inicio. "Muitos concordam que, dentre as consequências que permanecem até hoje entre nós, destaca-se a aceleração do processo de descolonização, com a decadência dos antigos impérios coloniais e o surgimento de outras vertentes de imperialismo (influência econômica dos Estados Unidos, acentuadamente após a Grande Depressão e o surgimento da URSS, a partir de 1917). Na área da medicina, muitas técnicas cirúrgicas e inovações para os problemas de mutilados e feridos de guerra, busca de novas drogas e métodos de tratamento de doenças surgiram no front".

As inscrições podem ser feitas online até dia 5 de setembro ou até o dia 8 de setembro pessoalmente no auditório do edifício ATLab da UFSCar. O Campus Sorocaba fica na Rodovia João Leme dos Santos (SP-264), Km 110 Bairro do Itinga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário