segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Festival Multimídia CONTATO acontece de 8 a 14 de setembro em São Carlos

Festival reúne música, artes visuais, arte eletrônica, cinema, gastronomia e economia solidária em atividades para todos os públicos


Realizado anualmente na cidade de São Carlos, o Festival CONTATO chega a sua 8ª edição como um dos destaques da programação artístico-cultural do interior do Estado de São Paulo. Contando com atividades que integram música, artes visuais, arte eletrônica e audiovisual, o Festival é uma realização da UFSCar e do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (PROAC) e acontece entre os dias 8 e 14 de setembro. Seu objetivo é exercer o papel de articulador, ao colocar projetos, pessoas, público e artistas literalmente em contato.

O Festival é realizado de forma aberta e colaborativa, uma vez que qualquer interessado pode comparecer às reuniões de produção, seja pessoal ou virtualmente. A cada edição, o CONTATO elege um tema a partir das pautas mais recorrentes das vidas nas ruas e nas redes e que se relacione com a nuvem de temas do Festival: tecnologias livres, democratização do acesso aos meios de comunicação, produção independente, colaboratividade, economia solidária, meio ambiente. Para esta edição o tema escolhido foi "sem filtros", a partir da ideia de mostrar o corpo em movimento, o corpo livre de esteriótipos e influências, o corpo individual.

A programação deste ano, assim como nas edições anteriores, valoriza as diversas expressões artísticas, criando conexões entre elas. As atividades na área de cinema envolvem cineclubes e a exibição de filmes brasileiros, como "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho". Já o CONTATO Eletrônico mescla projetos universitários com produções inéditas, como a Laguna Sampler, projeção no lago da UFSCar com acompanhamento sonoro. O evento tem ainda programação especial voltada para crianças, terceira idade, oficinas culturais, projetos sustentáveis e feira de economia solidária.

Já a programação musical conta com nomes consolidados no cenário independente nacional, como OTTO e Cérebro Eletrônico, além de novos nomes como a curitibana Karol Conka. Nas atrações internacionais, estão presentes Ana Tijoux e Miss Bolivia, com o melhor da nova cena latina. O show de abertura será de Guizado, lançando seu terceiro disco no Teatro Universitário Florestan Fernandes, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.

O Festival conta também, desde 2010, com o festival gastronômico "Saia Para Jantar" em parceria com diversos restaurantes locais, oferecendo pratos exclusivos a preços acessíveis, a fim de movimentar a economia local e levar novos clientes às mesas espalhadas pela cidade. O "Saia Para Jantar" acontece de 1º de setembro a 5 de outubro e os restaurantes participantes podem ser conferidos na página do Facebook em www.facebook.com/saiaparajantar

O CONTATO, em suas edições anteriores, trouxe a São Carlos mais de 150 bandas, além de mais de 50 DJs, oficinas e debates. Para este ano, há um público estimado de 25 mil pessoas em sete dias de atividades gratuitas, sendo dois dias de shows em praça pública. O evento planeja criar mais de 600 empregos diretos e indiretos e investir aproximadamente R$1 milhão na economia local e regional.

Para mais informações, sugestões e interesse em participar da realização do evento é possível entrar em contato com a equipe de produção pelo email festivalcontato@gmail.com ou pela página no Facebook. Os dias e horários das atividades serão divulgados no site do Festival em www.contato.ufscar.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário