domingo, 29 de março de 2015

Elis Regina - Nada Será Como Antes

A Editora Master Books promove neste mês de março o lançamento da esperada biografia de Elis Regina.
Escrito pelo jornalista Julio Maria, repórter do jornal O Estado de São Paulo, “Elis Regina - Nada Será Como Antes” traz a história da maior cantora do Brasil. Narra a vida de Elis desde seus primeiros dias em Porto Alegre, quando cantava 'Fascinação' ao lado das amigas nas escadarias de um colégio, até sua despedida trágica, aos 36 anos, quando estava prestes a, de novo, mudar tudo em sua vida. Ao todo foram quatro anos de entrevistas e pesquisas em arquivos.

A ideia de escrever a biografia surgiu por meio de um convite da editora Master Books ao jornalista. No começo, o perfil do livro era uma homenagem, mas conforme Julio foi descobrindo mais histórias e avançando nas entrevistas, viu que havia muito mais o que contar. Pessoas importantes que até então nunca haviam se pronunciado, como dezenas de músicos que tocaram com ela.

Na contramão da batalha das biografias que dividiram artistas e editoras sobre a autorização prévia dos biografados, os filhos de Elis, João Marcelo Bôscoli, Pedro Mariano e Maria Rita, entenderam que o autor precisava de liberdade para retratar todos os lados da cantora sem restrições.
Depois de dois anos em campo – durante esse tempo foram inúmeros arquivos consultados e 126 entrevistas, a maioria delas feitas pessoalmente –, Julio começou a colocar a história no papel. “Mesmo quando parei para escrever, as histórias continuavam a aparecer, e o livro ganhava novas partes de tempos em tempos. Ele ficou vivo o tempo todo. E confesso que, se pudesse, estaria neste momento colocando mais histórias”, conta.
"Não vivi a era de Elis. Quando ela faleceu, em 19 de janeiro de 1982, eu tinha nove anos de idade, e diante dessa personagem gigante, fui o que sou há 16 anos: repórter. Me joguei com o respeito que a história merecia, mas sem nenhuma tese a defender. Creio que o olhar descontaminado de paixões ou ódios ajude a traçar um perfil mais humano e menos divino”, disse Julio Maria.

Ficha técnica:Título: “Elis Regina – Nada Será Como Antes”
Autora: Julio Maria
Editora: Master Books
Paginas: 424
Formato: 16 X 23
Gênero: Biografia 
Uma obra imperdível para quem gosta de música e quer conhecer mais sobre uma de nossas maiores vozes, que se mantém viva na música brasileira com a mesma força de sempre.

Gostaram?
Deixe seus comentários.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário