segunda-feira, 29 de junho de 2015

Band of Brothers


Band of Brothers é uma minissérie da HBO, de 2001, que conta a história da Easy Company, integrante da 101ª Divisão Aerotransportada do Exército dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. 
Co-produzida por apenas Tom Hanks e Steven Spielberg, continua sendo exibida em diferentes canais de televisão ao redor do mundo.

Os eventos retratados na série são baseados em pesquisas do autor Stephen E. Ambrose, que escreveu um livro que narra a história da Easy Company do 2º Batalhão do 506º Regimento de Infantaria Pára-quedista da 101ª Divisão Aerotransportada do Exército dos Estados Unidos em sua campanha durante a Segunda Guerra Mundial.
O grupo participou da invasão dos exércitos americano e inglês na Normandia no dia 6 de Junho de 1944, o Dia D, além da famosa Operação Market Garden e da Batalha do Bulge.
Depoimentos gravados com os veteranos da Easy Company são exibidos no início de cada episódio. Todos os personagens retratados na série são baseados em membros reais da Easy Company; mas suas identidades só são reveladas no final do último episódio de Band of Brothers.

A minissérie destaca-se por sua perfeita ambientação e veracidade. Para reproduzir com maior fidelidade os campos de batalha da Segunda Guerra Mundial, foram necessários mais de 10 mil atores extras, cerca de 700 armas autênticas, 400 armas de borracha e cerca de 14 mil caixas de munição em cada dia de filmagem

Além disso, tanques da Segunda Guerra foram restaurados, um avião C-47 autêntico foi usado e a vila que serviu como cenário para 11 cidades européias tinha o tamanho de nove campos de futebol americano. 
A série teve custos de produção e cenários mais caros que os do filme O Resgate do Soldado Ryan. A produção custou cerca de US$ 125 milhões e demorou 9 meses para ser finalizada, o que rendia à série o título de maior e mais cara já feita para a televisão, sendo batida em 2010 por uma nova produção, sobre o mesmo assunto, denominada The Pacific, que também é de Tom Hanks e Steven Spielberg.
Até hoje, nenhuma outra série ou filme reproduziu com tanta veracidade os desdobramentos de uma guerra. Band of Brothers mostra o que é estar na frente de batalha, confinado apenas com seus companheiros de exército, passar por um dos mais rigorosos treinamentos da história militar norte-americana, e sem saber se estará vivo no dia seguinte.

A série foi indicada para 19 Prêmios Emmy dos quais ganhou 6, incluindo o de "Melhor Minissérie", "Melhor Elenco para uma minissérie, filme ou especial" e "Melhor Direção para minissérie, filme ou especial Dramático". Também ganhou um Globo de Ouro por "Melhor minissérie ou filme feito para a TV", um prêmio do American Film Institute, e foi selecionado para um prêmio Peabody por "permitir a ambos, história e memória, criar um novo tributo àqueles que lutaram pela preservação da liberdade". 
Também ganhou um Writers Guild Award em 2003 pelo sexto episódio, Bastogne.

Gostaram?
Deixe seus comentários.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário