quinta-feira, 27 de agosto de 2015

10 filmes com conceitos de empreendedorismo

Por trás de todo filme, existe uma mensagem ou uma ideia a ser transmitida.
Confira a seguir a dica de 10 filmes com conceitos de empreendedorismo para aplicar em sua vida.

Amor Sem Escalas
O trabalho de Ryan (George Clooney) é demitir pessoas em diversas partes do mundo. E se sente tão bem na função que já não se sensibiliza mais com as reações de quem perde o emprego diante dele. Porém, em busca de eficiência, a empresa para a qual Ryan trabalha estuda adotar um sistema que permite demissões por meio de videoconferências. Diante disso, ele passa a tentar convencer Natalie (Anna Kendrick), desenvolvedora do projeto, de que seu trabalho é necessário, situação cada vez mais comum no mundo empresarial.



Em Boa Companhia

Após uma reformulãção, a revista Sports America tem um novo chefe de vendas, o publicitário Carter Duryea (Topher Grace), que vem substituir o titular da vaga, o veterano Dan Foreman (Dannis Quaid), que passa a ter como líder um jovem de 26 anos.
Apesar da insatisfação com a troca, Dan precisa segurar o emprego diante de uma gravidez inesperada da mulher e gastos extras com a faculdade da filha Alex (Scarlett Johansson). A situação têm se tornado cada vez mais recorrente em empresas que buscam se modernizar e os conflitos durante o período de adaptação são inevitáveis.



Coco Antes de Chanel
Coco Chanel revolucionou a história da moda mundial pela ruptura: aboliu do próprio vestuário espartilhos e outros exageros da sua época e causou espanto ao se vestir com ternos, até então trajes exclusivamente masculinos. O filme, estrelado por Audrey Tautou na pele de Coco, mostra um pouco da faceta empreendedora da estilista, que começou a carreira dividindo seu tempo entre cantora de cabaré e costureira nos fundos de uma alfaiataria.


O Homem que Mudou o Jogo
O filme retrata a habilidade e questões que envolvem construir equipes eficientes.
À frente de um time considerado medíocre e com baixo capital de investimento, Billi Beane (Brad Pitt) tenta criar uma equipe competitiva a partir de análises estatísticas do desempenho dos jogadores. O filme é baseado no livro "Moneyball: The Art of Winning an Unfair Game", de Michael Lewis.


À Procura da Felicidade
A vida pessoal de Chris Gardner (Will Smith) tem sido conturbada. Uma crise no casamento fez com que a esposa partisse e o deixasse com o filho Christopher (Jaden Smith). Na tentativa de encontrar um trabalho que supra suas novas necessidades, Chris aceita ser estagiário de uma famosa corretora de ações, porém, sem salário. A ideia é apostar na oportunidade para conseguir uma colocação no futuro.
Este recuo é, no mercado, mais comum do que se pensa. Ceder agora em busca de possibilidades futuras é uma questão recorrente na vida do empreendedor.


Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme
Sequência do sucesso Wall Street, de 1987, o longa dirigido por Oliver Stone mostra a saída de Gordon Gekko (Michael Douglas) da prisão após cumprir pena por fraudes financeiras. Em seu retorno, Gekko dedica seu tempo a realizar palestras sobre os riscos do mercado de ações até que recebe uma proposta de aconselhar Jacob (Shia LaBeouf), casado com sua filha com quem não conversa há um tempo.
Repleto de discursos elaborados à base do convencimento e argumentação, o filme traz lições sobre reviravoltas e possibilidades no mercado.



Jerry Miguire - A grande virada
O agente esportivo de sucesso Jerry Miguire (Tom Cruise) decide fazer um desabafo público no qual sugere que profissionais de sua área tenham menos clientes e se dediquem de forma mais humana ao trabalho. Em represália, é demitido e perde todos os seus clientes, menos o temperamental Rod Tidwell (Cuba Gooding Jr.). A partir de referências bem humoradas, o filme levanta a discussão da eficiência daquilo que se faz por amor ou apenas pelo dinheiro.


A Qualquer Preço
Jan Schlichtmann (John Travolta) é um advogado bem sucedido, tanto que as causas que pega são consideradas ganhas. O seu sucesso é questionado quando decide defender oito famílias de uma pequena cidade dos Estados Unidos, que acusam uma indústria de alimentos de contaminar a água consumida por todos. Detalhe: as fámílias não têm como pagar os serviços de Jan. Mais uma vez, a ética que pesa sobre o trabalho e a sua função social é exposta pelo cinema.


Invictus
Após 27 anos na prisão, Nelson Mandela (Morgan Freeman) é libertado e eleito presidente da África do Sul. Diante de um país fragmentado pelo racismo, Madela decide fomentar o patriotismo da nação por meio da Copa do Mundo de Rúgbi. Para isso, estreita laços com o capitão da equipe, François Pienaar (Matt Damon). O trabalho de convencimento realizado pelo presidente e a motivação do jogador conduzem a trama.


Os Últimos Passos de um Homem
Uma freira católica do estado da Lousiana, nos Estados Unidos, recebe uma carta de um preso condenado à morte pelo assassinato de dois adolescentes. A partir de então, a irmã Helen Prejean, vivida por Susan Sarandon, se coloca como mentora espiritual do preso, vivido por Sean Penn, e tenta, de forma incansável, salvá-lo da injeção letal.
A principal lição da trama é a coragem e autenticidade de Helen, que vê a questão com seus próprios olhos e não abandona suas metas apenas por estar em um cenário desfavorável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário