sábado, 30 de janeiro de 2016

A Dama Dourada

O filme "A Dama Dourada" fala sobre a história de Maria Altmann, uma austríaca judia sobrevivente da Segunda Guerra Mundial que decide processar o governo austríaco para recuperar o quadro "Woman in Gold", de Gustav Klimt, que é um retrato de sua tia que foi roubado pelos nazistas durante a ocupação no país. 
Para isso, ela conta com a ajuda de um jovem advogado, o inexperiente e idealista Randy Schoenberg, também descendente de judeus austríacos.

A dupla de protagonistas é interpretada por Helen Mirren e Ryan Reynolds e o diretor é Simon Curtis.

Maria viveu nos Estados Unidos após fugir da guerra com seu marido, deixando a família e todo o resto para trás. Nem mesmo sua família rica e influente escapou da perseguição dos nazistas.

A Áustria foi um dos países que apoiaram Hitler e a Alemanha na guerra, recebendo os nazistas de braços abertos. 

Já idosa, Maria teve oportunidade de pedir a restituição do quadro que se encontra em exposição na Áustria, na galeria Nacional Belvedere, em Viena, conforme o desejo de sua tia, mas que não chegou a ser doado legalmente ao museu, pois foi incorporado ao acervo depois de ser roubado de sua casa por oficiais nazistas.

Também mudaram o nome do quadro de “Retrato de Adele Bloch-Bauer I” para "A Dama Dourada", para ocultar as raízes judaicas da obra.

Mas o país não a recebe bem e não está disposto e devolver a obra, que é considerada por eles a "Monalisa da Áustria". E, principalmente, não querem relembrar esse passado obscuro da história da Áustria.
Reprodução do quadro "Woman in Gold".
 Ainda há mais de 100 mil obras de arte daquele período desaparecidas. A estatística também aparece em “Caçadores de obras-primas", drama de guerra estrelado por George Clooney e Matt Damon, sobre um pelotão convocado para resgatar obras roubadas por nazistas e devolvê-las a seus donos, ainda durante o conflito.

O filme é intercalado com cenas do presente e do passado de Maria. Enquanto a luta e o processo para reaver o quadro seguem, vamos acompanhando sua juventude até a fuga de seu país de origem.

Super indicado para quem gosta de história, pois é baseado em fatos reais, e tem um pouco de tudo: drama, suspense, aventura, humor.

Deixe seus comentários.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário