quarta-feira, 10 de maio de 2017

Na estreia da nova temporada, ‘Que Mundo é Esse?’ vai à fronteira do México com os Estados Unidos

Com a eleição de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, uma das suas mais polêmicas promessas de campanha – a construção de um muro de 3.500 quilômetros na fronteira do país com o México – foi adiada pelo alto custo e questionada pela necessidade, já que o número de imigrantes ilegais vindos do México não aumenta há quase 10 anos no país norte-americano. 
Para entender os sonhos, medos e esperanças daqueles que tentam atravessar ilegalmente a fronteira entre os dois países, André Fran, Felipe UFO, Michel Coeli e Rodrigo Cebrian usam o muro como ponto de partida na estreia da quarta temporada do 'Que Mundo É Esse?', no ar nesta sexta-feira, dia 12, na GloboNews. "Apesar de ser um tema tão atual e próximo, me impressionou perceber como conhecemos pouco dos dramas de quem vive essa realidade", conta André Fran, um dos diretores do programa.

A equipe do programa se divide para visitar os dois lados. No americano, Rodrigo Cebrian vai de carro até onde pode e percorre a pé uma trilha, feita por muitos mexicanos que trabalham nos Estados Unidos para rever a família. O muro fica no Parque da Amizade (Friendship Park), um parque nacional, onde é preciso seguir regras, como não passar dinheiro, comida ou documentos. "Uma imagem no mínimo desconfortável, estranha, esse muro entrando mar adentro cortando duas nações, dois povos que poderiam conviver em perfeita harmonia", conta Cebrian.

Do lado de Tijuana, no México, o muro fica na área mais movimentada da cidade. Na fronteira, os rapazes presenciam reencontros emocionantes. Como o do pai que foi trabalhar nos Estados Unidos há quatro anos, quando a filha tinha apenas oito meses, e só consegue vê-la uma vez por semana, através da cerca que separa os dois países. E da mãe que ficou 26 anos sem ver o filho e agora só o encontra uma vez por ano, também pelo muro. "E com esse presidente, acho que só vai piorar", lamenta a mãe. "Os Estados Unidos têm essa coisa da terra da liberdade mas ao mesmo tempo tem muita gente que está em liberdade presa lá porque não pode visitar o México, seu país, ao lado. Muitos mexicanos chegam com visto de trabalho, que permite que ele entre, mas o impede de sair. Assim, se forem ao México, não conseguem mais voltar", conta Michel Coeli.  

O quarteto viaja dois mil quilômetros até o estado de Hidalgo, região mais central do México, onde acontece uma simulação de imigração ilegal. Com o objetivo de conscientizar para o perigo da travessia, a simulação é feita por pessoas que já passaram pela situação, com o consentimento do governo. "Dizem que é uma beleza, que é fácil, que você vai ganhar muito dinheiro, mas na verdade não é assim. Você abandona tudo: seus pais, seus filhos, sua esposa, sua cidade. Pode ser que dê sorte. Mas muitos acabam voltando", conta o ex-coiote.

Para viver a experiência, André Fran e Rodrigo Cebrian acompanham o grupo de falsos policiais cuja responsabilidade é patrulhar a fronteira, enquanto Felipe UFO e Michel Coeli tentam atravessar a imaginária fronteira como imigrantes ilegais, em mais de três horas se simulação. A travessia verdadeira dura dois dias e duas noites. Veículos caracterizados como carros da polícia de fronteira e armas dão ainda mais realismo à simulação. "Mesmo sabendo que é mentira, não via a hora de acabar", conta UFO.

Coproduzida pela BASE#1, a quarta temporada do programa 'Que Mundo É Esse?' estreia nesta sexta-feira, dia 12, às 23h30, na GloboNews.
Foto: Rodrigo Cebrian, Michel Coeli, Felipe UFO e André Fran posam na terceira maior pirâmide do mundo, em Teotihuacan, no México.
Crédito: Globo/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário